Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

10 dicas para praticar exercícios durante a gravidez e no período pós-parto

Praticar exercícios é importantíssimo para manter o peso ideal, abaixar taxas de colesterol e triglicérides, fortalecer a musculatura, reduzir tensões e estresses, entre outros benefícios para a saúde.

Durante a gravidez e o período pós-parto não é diferente, as atividades físicas também são essenciais para preparar o corpo da mulher para aguentar o peso extra da barriga, enfrentar o esforço do parto e se recuperar mais rápido.

É claro que durante a gestação os cuidados precisam ser redobrados e é necessário consultar o médico antes de iniciar qualquer atividade. Mas para esclarecer algumas dúvidas selecionamos 10 dicas sobre a prática de exercícios durante a gravidez:

1– O período mais seguro para iniciar as atividades físicas é após a 12ª semana de gestação, pois o período anterior apresenta grande risco de aborto.
2- Os exercícios mais recomendados para gestantes são os que oferecem baixo impacto como: natação, hidroginástica, caminhada, corrida leve, bicicleta ergométrica, yoga e pilates.

3- Evite esportes que exigem confronto corpo a corpo, quedas bruscas e batidas de bola como vôlei e basquete.

4- No caso da musculação é preciso usar cargas de peso leve e aumentar o número de repetições.

5- Faça exercícios em ambientes abertos ou bem ventilados para que a temperatura do corpo não se eleve muito.

6- Não se exercite até a exaustão. Se sentir tontura, falta de ar, tiver sangramentos, contrações ou dificuldade para andar interrompa o exercício e procure um médico.

7- Fazer alongamentos antes e depois dos exercícios é importantíssimo. Os movimentos de alongamento diminuem a pressão da coluna que fica sobrecarregada.

8- Fazer exercícios específicos para fortalecer pulsos e tornozelos é recomendado, pois essas regiões tendem a ficar fracas e podem ser lesionadas facilmente na gestação.

9- Grávidas com doença cardíaca, pulmonar, ortopédica, com pré-eclâmpsia, sangramento, hipertensão, com risco de prematuridade, diminuição dos movimentos do feto ou grávida de gêmeos não devem praticar exercícios.

10- Para retomar a rotina de exercício no período pós-parto certifique-se de que seu corpo está preparado, geralmente o período de repouso dura de 30 a 60 dias, e comece com alongamentos e exercícios leves de fortalecimento.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.