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Confira 9 dicas para amenizar o inchaço nos pés durante a gravidez.

Durante a gravidez muitas mulheres sofrem com os pés inchados. Confira a seguir informações para entender porque isso acontece, como prevenir e amenizar os sintomas.

Na gravidez o corpo da mulher produz aproximadamente 50% a mais de sangue e fluidos corporais para atender as necessidades de crescimento do bebê e adaptar o corpo às mudanças causadas pela gestação. Os líquidos produzidos a mais permitem que o organismo da mulher se expanda e preparam as articulações da pelve da região para a hora do parto.
Com a retenção extra de líquido, normalmente, os pés, pernas, mãos e rosto da futura mamãe incham, podendo ca

usar desconforto, cansaço e dor. Para prevenir e amenizar o edema, é possível adotar algumas medidas fáceis e práticas:

  • Evitar ficar muito tempo de pé ou sentada, sem mudar de posição;
  • Evitar cruzar as pernas quando estiver sentada;
  • Repousar com os pés elevados em almofadas e travesseiros;
  • Manter uma dieta equilibrada, rica em potássio e com pouco sódio para diminuir a retenção de líquidos. Dentre os alimentos menos recomendados estão: refrigerante, comidas prontas congeladas, etc;
  • Não usar meias e calçados apertados;
  • Fazer compressas de água geladas nas regiões inchadas;
  • Beber muita água durante o dia todo;
  • Fazer drenagem linfática (com exceção da barriga);
  • Massagear os pés e pernas diariamente após o banho com hidratantes próprios para gestantes.

Caso haja um edema exagerado ou outros sintomas associados ao inchaço, procure um médico, pois se acompanhado de pressão alta pode ser um sintoma de pré-eclâmpsia e se o inchaço acontecer somente em uma das pernas e houver dor e enrijecimento da região, pode ser trombose.

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