Ajustes na rotina de beleza ajudam a acabar com a cara de cansada

Chegou a hora de dar adeus a olheiras, bolsinhas, linhas finas e pele opaca.

Com algumas mudanças simples em sua rotina de beleza, é possível combater e camuflar problemas que dão a seu rosto um aspecto de cansaço

Poucas coisas são tão frustrantes quanto alguém dizer que você está com cara de cansada – especialmente num dia em que acordou com disposição pra dar e vender.
Especialistas entregam como sair da cama linda (não importa se você tenha dormido bem ou não!) e ensinam a combater as quatro principais reclamações de beleza que denunciam noites em claro.

Olheiras

Noites sem pregar os olhos, alergias e problemas de sinusite são os principais causadores da dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos. Resultado: aquela tonalidade arroxeada que faz com que você pareça ter passado a madrugada na gandaia. Outro culpado é a perda de colágeno, que afina a pele em volta dos olhos, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem mais visíveis.

· Acorde bem: “Cremes com cafeína constringem os vasos sanguíneos, fazendo com que os círculos escuros fiquem menos aparentes”, diz a dermatologista Maria Helena Sandoval, do Espírito Santo, titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/Associação Médica Brasileira. Outros ativos que podem ajudar são a vitamina K e o ácido tioglicólico. Aplique seu creme para a área dos olhos pela manhã e à noite.

· Truque de beleza: Cubra os círculos escuros com um corretivo cremoso ou líquido. O tom do produto deve combinar com o da sua pele e ter a mesma cor que a da base usada. “Se for mais clara, a região abaixo dos olhos ganhará manchas brancas, um erro comum”, fala Rafaella Crepaldi, maquiadora de São Paulo. Caso as olheiras sejam muito escuras, vale usar um corretivo amarelo. A cor neutraliza o tom roxo.

Bolsas

Elas podem aparecer devido ao excesso de fluido (quando você dorme pouco ou passa da conta nas horas na cama) ou pelo acúmulo de gordura na região – processo ligado ao envelhecimento, que causa flacidez. “Há também aquelas pessoas alérgicas que apresentam inchaço porque coçam constantemente os olhos”, fala Maria Helena.

· Acorde bem: Coloque seu sérum para a área dos olhos na geladeira por alguns minutos (a temperatura gelada é um vasoconstritor que acalma a dilatação quase de forma instantânea) e, então, aplique na região e dê leves batidinhas nas bolsas. Repita o processo durante o dia se achar necessário. Se conseguir dormir com um travesseiro alto, melhor: a posição elevada ajudar a minimizar o acúmulo de fluido que causa o inchaço matinal.

· Truque de beleza: Siga a lógica do jogo de luz e sombra: cores claras e iluminadas dão destaque, enquanto tonalidades escuras e opacas proporcionam profundidade. O segredo para as bolsas ficarem menos aparentes? Esfumar uma sombra escura (vale marrom, preta, azul) rente aos cílios inferiores. De quebra, os olhos parecem maiores.

Linhas finas

Preço a pagar por ser muito simpática (ou brava demais): rugas ligadas às expressões faciais. “Isso acontece porque os músculos da região em volta dos olhos são acionados constantemente, enquanto a pele que os recobre é muito fina”, explica Maria Helena.

· Acorde bem: Os cuidados começam antes mesmo de acordar. Alivie as linhas dormindo de costas, à la Bela Adormecida. Dessa forma você evita acordar com a cara amassada – as famosas rugas de sono. Ao despertar, lave o rosto com água fria. Com a pele já seca, aplique água termal.

· Truque de beleza: “Invista em um primer específico para a área dos olhos: ele preenche linhas e deixa a pele mais lisa”, diz Rafaella. Espalhe uma pequena quantidade de produto com o dedo anelar, em movimentos de dentro para fora, na parte superior das pálpebras, e de fora para dentro, na porção inferior.

Pele sem brilho

Álcool, cafeína e stress são inimigos da vitalidade da cútis, pois inibem as células de se multiplicarem na velocidade normal e fazem o rosto parecer sem brilho. Se você não é adepta do hidratante facial, a situação piora, pois uma superfície ressecada não reflete luz.

· Acorde bem: “Beber bastante líquido é uma das melhores maneiras de garantir a hidratação do organismo todo”, diz Maria Helena. Também peça ao seu dermatologista para receitar um produto com alfa-hidroxiácido. O elemento tem a capacidade de afinar a camada córnea da pele, aumentando o brilho e a luminosidade do rosto.

· Truque de beleza: “Prefira uma base líquida para uniformizar o rosto (as pesadas tiram o brilho da pele). Depois de maquiada, utilize um pó finalizador transparente. Ele reflete a luz (natural ou artificial), fazendo com que seu semblante fique iluminado.

Fonte: Beleza no MdeMulher –  http://abr.ai/12dTdUb

Deixe um comentário