Aromaterapia: o poder dos óleos essenciais

Você sabia que os aromas causam efeito direto em nossa mente? Estudos mostram que diversas essências têm o poder de influenciar nosso humor e nossa saúde e, por tanto, podem ser usadas em tratamentos, sessões de relaxamento, entre outras utilidades em prol do nosso bem estar.

As essências são geradas pelos óleos essenciais produzidos naturalmente pelas plantas. Diversas espécies vegetais, assim como produzem nitrogenados, açúcares, entre outros compostos químicos para sua nutrição, também produzem os óleos essenciais que têm a função de defender as plantas e de atrair insetos que ajudam no processo de polinização.

Os óleos essenciais podem ser produzidos em diversas partes dos vegetais como nas cascas, folhas, flores, frutos e sementes. Eles foram descobertos e começaram a ser usados antes do antigo Egito até o momento atual, agora com o nome de Aromaterapia.

Para desfrutar de seus benefícios há diversas formas, as mais utilizadas são: Pulverização das essências no ar, óleos para banho e massagem, compressas e inalação. Para descobrir qual essência usar e qual melhor método é preciso consultar seu médico ou especialista em aromaterapia!

Conheça alguns óleos essenciais e seus efeitos:

  • Lavanda: A essência de lavanda causa relaxamento, equilíbrio da mente e sensação de paz.
  • Canela: Estimula a digestão, circulação sanguínea, combate náuseas, dores musculares, stress e também é indicado em casos de infecções intestinais e gripes
  • Eucalipto: Ótimo expectorante indicado para tratamento de bronquite, tosse, asma e resfriados. Além disso, ele ajuda a clarear a mente e manter pensamentos positivos.
  • Camomila: Tem alto poder calmante, eliminando o estresse, raiva e mágoas, ajudando em casos de depressão, ansiedade e insônia.
  • Citronela: famoso purificador ambiental, combate insetos e ainda atua como estimulante.
  • Cravos: bom analgésico, bactericida e antifúngico, auxilia também no trato digestivo e em dores de dente. Também pode ser utilizado como repelente e estimulante sexual. Estimula a memória, aquece e favorece a concentração.
  • Erva-doce: O óleo essencial é um excelente digestivo e auxiliar contra cãibras abdominais, bem como contra os sintomas da TPM e menstruações irregulares. Incentiva a lactação e estimula o bom funcionamento do sistema nervoso, eficaz no combate ao stress.
  • Gengibre: o gengibre possui as funções principais de analgésico, com foco em dores de caráter muscular, vertebral e ósseo em geral. Eficaz em evitar cãibras, enxaquecas e também em estimular sexualmente. O óleo essencial de gengibre tem forte influência no auxílio à concentração.
  • Laranja: estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como um tônico estomacal. Por apoiar as funções renais e da bexiga, é indicado no tratamento de disfunções desses órgãos. Tem ação hipotérmica, combatendo a febre. Fortalece cabelos quebradiços. Combate a fadiga, o apego e a melancolia. Alivia estados de depressão, tristeza, ansiedade e tensão nervosa.
  • Tangerina: utilizado também por gestantes (após o quarto mês de gravidez) e crianças, se associado com lavanda, é um poderoso relaxante. Auxilia a reduzir sensações de medo, tristeza e irritabilidade.

Confira os nossos óleos essenciais na nossa loja visual

Deixe um comentário