Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você sabe o que é hallux valgus e como tratar?

Muitas pessoas apresentam hallux valgus, popularmente conhecida como joanete, que é uma alteração anatômica que ocorre na articulação metatarsofalângeana do hálux, isso é, na base do osso que liga os dedos à parte central dos pés.

Essa alteração forma uma protuberância óssea na lateral interna dos pés, um pouco abaixo do dedão, e dependendo do seu grau, pode causar incomodo, dor, calor na articulação, calosidade e enrijecimento progressivo do dedo desviado, além de prejudicar a aparência dos pés.

As causas da joanete podem ser hereditariedade, doenças neurológicas como AVC, paralisia cerebral e trauma na medula, doenças reumáticas como gota, artrite reumatoide ou lúpus, deformidades da anatomia do pé como pé chato, dedão maior do que o segundo dedo e fragilidade nos ligamentos e tendões. Mas também pode ser gerada pelo uso excessivo de sapatos de salto e bico fino.
Para tratar a alteração anatômica existem duas formas: conservador ou cirúrgico. O tipo de tratamento dependerá de cada paciente, do seu estilo de vida, idade, estado geral da saúde e grau da alteração.
Depois de uma boa avaliação avaliação profissional, se o método definido for o conservador, o objetivo principal será amenizar os sintomas e impedir que a joanete progrida. Será recomendado o uso de sapatos com saltos baixos e pontas arredondadas e largas para acomodar os dedos dos pés confortavelmente. Além disso, pode ser indicado o uso de protetores da joanete para impedir que os calçados machuquem e o uso de um separador de dedos para ser colocado entre o dedão e o segundo dedo. No caso dos pacientes apresentarem muita dor, o uso de anti-inflamatórios e analgésico pode ser necessário também.
Se o tipo de tratamento recomendado for o cirúrgico é preciso definir qual tipo de cirurgia será realizada, pois existem mais de 100 métodos diferentes. A cirurgia irá diminuir ou eliminar a deformidade e acabar com a dor.
Agora que você sabe quais são as causas, sintomas e tratamentos da joanete, caso sinta dores regulares ou perceba alguma deformidade nos pés, procure imediatamente um profissional de podologia e faça uma avaliação.
Dar preferências para sapatos baixos e confortáveis também é uma boa solução para evitar o surgimento da deformidade nos pés.

 

joanete-blog-prof

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.