Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O brinquedo é o principal alicerce do desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança até os seis anos de idade. É por meio da brincadeira que o pequeno expressa a como se sente em relação a si mesmo e estabelece relações com o mundo externo. Em outras palavras, brincar ajuda no desenvolvimento.

“É através do brincar que ela vai se constituir como um ser pertencente ao grupo, ou seja, as brincadeiras são meios para a construção de sua identidade cultural. Brincar é uma forma essencial de expressão nos primeiros anos de vida, ao lado da linguagem oral e corporal”, defende a diretora da Sunny Brinquedos, Sharon Czitrom.

A importância das bonecos

Por intermédio do brinquedo, a criança consegue demonstrar afetividade, estabelece laços emocionais e compreende como se dão as relações humanas. “O brinquedo também é um importante aliado no desenvolvimento de aspectos emocionais reprimidos que nem sempre são percebidos e entendidos pelos adultos”, relata Sharon. Ao incentivar a doar um brinquedo é possível transmitir lições de solidariedade.

A tradicional brincadeira com bonecos, por exemplo, ajuda na formação da personalidade das crianças. Quando estão brincando, elas nem percebem, mas definem papéis sociais e evidenciam o espaço em que vivem e as relações de que fazem parte. “O jeito em que as crianças montam e organizam as cenas e situações com os bonecos e os acessórios expressam os valores transmitidos pela família e pela sociedade, construindo e absorvendo modelos de identificação”, afirma.

Brincadeiras com massinha

Estes brinquedos permitem que as crianças usem a imaginação para criar personagens e assumir papeis. As massinhas também têm papel importante na infância: ao estarem diante da possibilidade de modelar as mais diversas formas, os pequenos estimulam a cognição e começam um processo de descobrimento de mundo, que envolve atenção, memória, linguagem e raciocínio.

Conforme imaginam e criam situações, as crianças deixam a brincadeira mais complexa e prazerosa e se tornam mais aptos para elaborar problemas e soluções que, futuramente, não serão mais frutos de sua imaginação.

Para garantir o pleno desenvolvimento da criança, é importante criar uma rotina de horários e tarefas. Brincar é fundamental, mas as outras atividades não podem ficar de lado

Fonte: Matéria no Bolsa de Bebê – http://bit.ly/1edtfpe

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.