Diabetes e Stress

Diabetes e Stress
por Gislene G. Lopes

 

Diabetes e Stress

Stress acontece quando o nosso organismo responde a determinados estímulos que para ele apresenta  circunstâncias ameaçadoras. Para lidar com essa situação o corpo reage e ativa a produção de hormônios como a adrenalina. Ficamos em “estado de alerta”e preparamos para reagir. Em questão de alguns segundos esses hormônios são espalhados por todas as células do nosso corpo, deixando a nossa respiração e os batimentos cardíacos mais rápidos. Logo, ficando mais calmo e volta ao seu estado normal.

Mas e a relação do diabetes com o stress?

Uma pessoa com diabetes, passa por muitas mudanças na sua vida, desde o diagnóstico, mudança na alimentação, prática de uma atividade física, são muitas coisas novas acontecendo. Que desde então a pessoa não parava para pensar, já tinha seu estilo de vida. São muitas informações e mudanças.

Fique atento a alguns sinais como insatisfação, irritabilidade, sensação de monotonia, falhas de concentração e memória, cansaço, insônia,…

A pessoa em algum  momento de stress pode observar um aumento do nível da glicemia. Fique atento!

Se divertir, sair para passear, praticar uma atividade física, cantar, dançar,…pode ajudar.

Em alguns casos é preciso procurar a ajuda de um psicólogo para conseguir esse equilíbrio.

Compartilhe este artigo com os seus colegas pelo Facebook, Twitter, E-mail, clicando nos botões abaixo. Escolha onde e como quer compartilhar! Se preferir, você pode adicioná-lo aos seus favoritos!

Deixe um comentário