Doencas ou químicas podem ser causa de dor no couro cabeludo

As dores podem aparecer também por conta do uso de aparelhos para alisar os fios

Passar as mãos nos cabelos é o charme das mulheres e, para muitas de nós, uma mania. Parece terapia e a impressão é de que causa, inclusive, relaxamento. Mas algumas vezes esse hábito pode vir acompanhado de uma dorzinha que incomoda bastante.

Sentir dor no couro cabeludo ao mover os fios não é tão incomum, e o desconforto pode estar associado a doenças. “O couro cabeludo é uma área muito inervada e sensível. Por isso, doenças no couro cabeludo e nos cabelos podem aumentar essa sensibilidade. O termo médico é tricodínia e pode acontecer por problemas simples e de fácil resolução, como no caso da caspa, queda de cabelos ou rarefação capilar, e até por inflamações e infecções como lúpus, líquen plano pilar, foliculites, tíneas, entre outras”, esclarece o dermatologista Erick Omar.

As dores podem aparecer também por conta do uso de químicas ou mesmo de aparelhos para alisar os fios, como secador e chapinha. “Produtos químicos, como tinturas, podem causar inflamações e até queimaduras no couro cabeludo, aumentando a sua sensibilidade. O uso de secador e chapinha também pode causar esse efeito, pois a pressão e o calor exercidos ao puxar, pentear e secar também pode levar à inflamação do couro cabeludo e muitas vezes até à quebra dos fios”, explica o especialista.

Os cabelos são a proteção do couro cabeludo contra radiação solar, calor e frio. As áreas com diminuição na quantidade dos cabelos são sempre mais sensíveis e propícias a sofrer com essas dores. Segundo Omar, o ideal é não mexer muito os fios e procurar um especialista para o diagnóstico e tratamento específico.

“Toda alteração de sensibilidade ou outra queixa no couro cabeludo e cabelos deve ser valorizada e investigada. A identificação da causa é o passo mais importante para um tratamento adequado e eficaz. O diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para uma melhora mais rápida e sem sequelas”, orienta.

Fonte: Beleza no Bolsa de Mulher – http://bit.ly/ZJ006k

Deixe um comentário