Filtro Solar: como escolher o mais adequado para você?

Protetor solar
Protetor solar

Com tantos protetores solares no mercado, é realmente difícil escolher um único para ser o “seu protetor solar”. Há uma série de fatores a ter em conta, como os ingredientes químicos vs  físicos, FPS, proteção UVA, a formulação, e a lista não pára aí. Depois que você finalmente decidiu qual o produto que você quer comprar, você precisa ter certeza que o produto vale o quanto você irá pagar.Isso significa aplicar corretamente o produto para que ele possa realmente fazer o seu trabalho.

Protetores Solares Físicos vs Químicos

Protetores solares  físicos refletem a luz para esta ficar distante da pele, enquanto os protetores solares químicos sofrem uma reação química ou mudança de estrutura para absorver a luz.
• Protetores solares físicos são associados a menos irritação e reações alérgicas, mas você pode se sentí-los mais “pesados” em sua pele, pois chegam a criar uma camada branca na pele.
• Protetores solares químicos foram criados para serem absorvidos pela pele de forma tão intensa que é possível encontrar amostras destes protetores na urina, significa desta forma que eles estavam na sua corrente sanguínea. Embora ninguém tenha encontrado qualquer efeito negativo decorrente do uso deles, os pediatras não recomendam o uso de protetores solares químicos em menores de 2 anos de idade (quando o cérebro está em maior fase de atividade), e pode ser uma boa idéia para evitá-los se você está grávida também.

Então, quais são os seus ingredientes? Os filtros solares físicos são constituídos de dióxido de titânio e óxido de zinco. Todos os demais são filtros solares químicos.

Cobertura da ação dos raivos UV (ultravioleta)

Poderia ser bastante óbvio, mas  seria melhor utilizar um protetor solar que possui ampla cobertura contra raios UV, especialmente se você estiver planejando usar o produto sob exposição ao sol demasiadamente quente.

Um gráfico abaixo apresenta as orientações do FDA (FDA: Food and Drug Administration – agência do governo dos Estados Unidos que trata de saúde pública) do protetor solar. Observe que os comprimentos de onda considerados pela FDA são divididos em três grupos principais, UVB, UVA I e UVA II. Alguns desses ingredientes ativos podem realmente ter uma gama um pouco mais ampla  de UV do que o que está exposto no gráfico. No entanto, é muito mais fácil pensar apenas nos três intervalos que precisam ser cobertos.

O FDA considera cada ingrediente do filtro solar que foi aprovado para proteger a pele, pensando nisso, foi criado uma gráfico utilizado por um ano ou mais em análises sobre protetor solar. A cada análise postada, o conteúdo fica mais abrangente. No entanto, se você está curioso sobre a quantidade de raios UV cobertos por um produto que eu não tenha analisado, basta verificar o rótulo e compare com o gráfico. Tenha em mente que existem alguns nomes alternativos para alguns desses ingredientes. Se houver algum ingrediente do protetor solar listado em “Ingrediente Ativos” na embalagem de seu produto (local onde todos os ingredientes são listados) e você não o reconhece, busque-o no Google para descobrir qual nome coincide com o nome presente no gráfico abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

FPS (Fator de proteção solar)
Então, qual o número de FPS que você precisa?

Embora seja uma escolha pessoal, eu fortemente os encorajo a usar pelo menos FPS 15 todos os dias. Você tem forte exposição aos raios UV a cada dia, mesmo que seja apenas dirigindo seu carro ou sentado perto de uma janela. Isso tudo se soma, e os estudos têm encontrado fotoenvelhecimento (particularmente o espessamento da epiderme), com exposições repetidas a raios UVA. Não precisa ter grande a exposição como uma viagem à praia. Se você usar FPS 15, você precisa se certificar de você usá-lo corretamente (veja abaixo) para conseguir a plena proteção oferecida.

Infelizmente, muitos de nós não utiliza o nosso protetor solar adequadamente, e nós estamos recebendo realmente uma proteção FPS com muito menor eficácia do que nós pensamos. Para ajudar a combater isso, você deve usar o FPS mais alto que você consegue utilizar, especialmente para os dias com muita exposição ao sol. Pense nisso deste modo: Se você está utilizando mal o FPS 15 você pode estar talvez utilizando na realidade um FPS 8. O mal uso de FPS 85 leva você provavelmente a estar no  intervalo do FPS 45.

A última coisa a pensar quando escolher o seu FPS em geral é o seu tom de pele. Não acho que isso não deva permitir que você diminua o seu FPS (as recomendações acima são para assegurar um FPS mínimo para todos, independentemente do tom de pele), mas deve ser um motivo para aumentar o seu FPS. Se você tiver uma história familiar de câncer de pele ou ter a pele clara, você deve considerar aumentar o seu FPS mínimo.

Formulações disponíveis

Cremes e Loções
Estas são as fórmulas mais típicas. Cremes tendem a ser preferidos por pessoas com pele seca, como eles são mais hidratantes. As loções são menos espessas, se espalha mais facilmente e é menos oleosos. Eles normalmente são melhores para aqueles com pele oleosa ou combinada (com varios níveis de tipos de pele).

Géis
Esta pode ser uma boa alternativa se você tem pele especificamente oleosa. Tenha cuidado se você quiser usar gel durante exercícios físicos, pois, o  gel a base álcool pode causar queimação e/ou ardência nos olhos. Há opções de gel a base de água, verifique no rótulo.

Sticks
Eu amo proteores solares do tipo “stick”. Eles são perfeitos para aplicação em uma área pequena como a ponte do nariz que é muito importante. Porque os protetores estilo “stick” são geralmente baseados em cera ou em derivados de petróleo, tendem a durar mais tempo e possui menos problemas com a exposição prolongada a água.

Sprays
Se você utiliza uma formulação em “spray”, é muito difícil encontrar  informações sobre a quantidade de protetor solar que você precisa para estar com o FPS mais adequado. Contudo, parece bastante razoável que eles formularam o produto conforme os padrões utilizados nos demais tipos de protetores solares.

Outras Formulações
Há produtos no mercado como “cleansers” que prometem ser mais eficaz que o protetor solar. Isso é muito relativo, depende de como você consegue enxaguar o produto, o tipo de água utilizada, etc. Não é necessário um produto como este para se proteger, mas poder ser um bônus, ou seja, pode agregar mais ao resultado.

Há uma grande quantidade de produtos em pó entre outras maquiagens que tem FPS. A fim de realmente obter o FPS presente no produto, você deve usar mais de um produto o que não é comum. Eu não garantiria a minha proteção solar com apenas um desses produtos, mas em combinação com uma loção solar fraca …. o protetor solar extra é sempre um bônus!

Impermeabilização
Bem, se você comprar um protetor solar em uma loja que está escrito no rótulo “Waterproof –  à prova d’àgua”, pode devolver. A FDA não permite que protetores solares coloquem “Waterproof -à prova d’água” no rótulo, de modo que,  ou é um protetor solar antigo ou algo ilegal. Achei muito interessante ler sobre as exigências do FDA para protetores solares a serem rotulados de acordo com quantidades variáveis de resistência à água.

obs: Esta legislação é americana, verificar se a mesma se aplica ao Brasil.

Basicamente, há um método para esse tipo de teste. Pessoas aplicam o produto em áreas da pele que não são expostas ao sol para testar, eles nadam em uma piscina coberta por 20 minutos e depois se secam ao ar. Este processo é repetido várias vezes. O FPS do produto é testado após a exposição à água e este é colocado depois no rótulo. Um produto resistente a água tem um total de 40 minutos de exposição à água, mas muitos produtos resistentes a àgua conseguiram 80 minutos de exposição à água.

Uso Adequado
Há muitas questões a considerar quando se aplica o filtro solar, e deixando de fazer qualquer um destes procedimentos irá resultar em uma proteção solar menor.

Quantidade de protetor solar aplicado
Há um padrão internacional  de 2 mg de protetor solar por cm2 de superfície da pele para se testar o FPS. Assim, para atingir este montante de cobertura (e, portanto, obter o FPS anunciado no rótulo), o adulto médio tem de aplicar 30 mL ou 1 onça de protetor solar. Esse é o tamanho de um copo para beber “shots”, vide foto abaixo:

Medida de Protetor Solar

Isso significa que você normalmente deve ter cerca de 5 ou 6 aplicações de protetor solar em um tubo, de modo que ele não deve durar férias inteiras ou o verão todo.

Este padrão de uso é especialmente difícil de obter, para um protetor solar em pó. Acredite ou não, para obter o FPS real indicado para um produto em pó, você terá de se aplicar 1,2 gramas de pó, considerando o rosto de uma mulher média.
Quanto que a maioria das mulheres costuma aplicar? 0,085 g, que é de cerca de 1/14 a quantia necessária. Em contrapartida, a mulher média deve aplicar apenas 1,5 da quantidade de loção líquida, mas ela geralmente  aplica mais para obter o FPS correto.

Tempo de aplicação
Cerca de 98% de todos nós aplicamos o nosso protetor solar na praia ou piscina. Na verdade, você deve aplicar pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Isso significa que o tempo ideal de aplicação é quando você está se preparando para ir à praia ou piscina! Eu aplico o meu filtro solar para a piscina quando eu estou colocando no meu biquíni. É muito mais fácil de cobrir todos as partes do corpo quando você está sozinho em seu quarto de hotel, pois você pode se contorcer nas mais diversas posições sem se preocupar com sua aparência perante os outros.

Reaplicação
Para ajudar a compensar a  fotoinstabilidade você deve reaplicar a cada duas horas ou depois de sair da água. Isto significa que você deve reaplicar em todas partes do corpo, não só as pernas ou os ombros.

Usando protetor solar dentro do prazo de validade
Não se esqueça que o filtro solar tem uma data de expiração. Você não beberia leite quatro meses após a  expiração de sua data de validade, você beberia? Não, isso não faria bem. Verifique sempre a data de seu protetor solar! Se estiver desatualizado, jogue-o fora, não vai lhe proporcionar a proteção adequada. Também deve ter cuidado para guardar o seu protetor solar. Ele não deve ser exposto ao calor ou humidade elevados (como no seu carro). Isso também irá retirar suas propriedades antes do tempo.  Guarde de forma adequada o seu filtro solar e jogue-o no lixo uma vez que ele atinja a data de validade.

Então, o que eu devo fazer?
Em um mundo ideal, todos os protectores solares teriam FPS 30 ou superior, com cobertura total UVA / UVB e ainda seriam resistentes à água. O protetor solar não teria cheiro e seria tão leve que não sobreasse nenhum resquício na minha pele. Não deixaria minha pele oleosa ou entupiria os poros. Seria estável para uso durante todo o dia sem necessitar reaplicação. Na verdade, não seria um produto separado, seria parte do meu hidratante diário. O que vocês acham?

Infelizmente, este produto não existe. Se fosse o caso, esta análise não seria necessároa, o produto seria perfeito, teria todas as qualidades em um só produto.

Então, o que todos nós precisamos fazer é priorizar e fazer concessões ao escolher o nosso produto protetor solar diário. Para mim, é mais importante que o produto seja parte da minha rotina da manhã (no meu hidratante, eu não vou aplicar muita base  ou em pó), eu quero que não tenha cheiro e eu não quero ser capaz de dizer o que está no produto. Ele não pode interferir com a minha maquiagem. Se alguma das coisas do que eu disse não fosse verdade eu não iria usá-lo todos os dias. Eu ia acabar dando desculpas como “Oh, eu só estou indo para o trabalho … Vou usar o hidratante sem FPS”.

Você também precisa decidir o quanto de cobertura solar você quer no filtro solar diário. Eu recomendo fortemente no mínimo, FPS 15. Eu recomendo também os raios UVA e UVB! Fica aí a dica.

Fonte: texto adaptado para o português. Original em inglês: http://15minbeauty.blogspot.com/2010/05/sunscreen-101-how-to-pick-right-one-for.html?

Deixe um comentário