Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Aromaterapia – Guia Completo

Um guia prático de aromaterapia para viver um estilo de vida saudável, que apresenta formas para o uso dos óleos essenciais, de modo a garantir melhor qualidade de vida. Agradecimentos aos contribuidores pela coleta de informações e formatação do conteúdo para o compartilhamento da visão de como as plantas e medicina natural podem trazer novos níveis de saúde e poderoso impacto em nossas vidas.

Aromaterapia

As informações contidas neste guia não advêm de órgãos oficiais ou agências reguladoras de remédios ou alimentos. As informações não visam diagnosticar, tratar, curar, prevenir ou reduzir os efeitos de qualquer doença ou mal-estar. As informações não são escritas, editadas, endossadas ou revisadas por instituição licenciada de saúde ou médicos profissionais e não advêm de específica ciência médica. As informações aqui referenciadas apresentam apenas propósitos educacionais, e não tem como finalidade substituir tratamentos medicinais profissionais e qualificados
de médicos licenciados e não procura subscrever tratamentos em lugar de qualquer tratamento médico profissional para específicas condições de saúde. Consulte um médico para diagnósticos e tratamentos.
As informações contidas neste guia não pretendem promover ou endossar marcas específicas de óleos essenciais, produtos nutricionais ou qualquer outro produto de determinada empresa. Qualquer menção de determinada marca neste guia não se compreende como destaque ou recomendação de produtos específicos ou empresa.

O Óleo Essencial é a essência da planta, um líquido volátil que é geralmente destilado a partir de folhas, caules, flores, casca, raízes ou outros elementos de uma planta.

Conheça a História dos Óleos Essenciais. Plantas aromáticas têm desempenhado um importante papel nas civilizações humanas. Como parte da religião, cerimônias matrimoniais, relacionamentos amorosos, cortes, serviços funerários, medicina e muitos outros aspectos da vida humana.

Os óleos essenciais devem ser utilizados respeitando sempre os Cuidados e Recomendações de Uso. O gráfico abaixo apresenta o percentual das principais Formas de Uso dos óleos essenciais:

Aromaterapia

SOLUÇÕES NATURAIS COM A AROMATERAPIA

Conhecer as propriedade e benefícios dos óleos essenciais é fundamental para levar uma vida harmônica. Ao tomar conhecimento das qualidades de cada óleo e composto, desenvolve-se confiança em recorrer à natureza como sua primeira alternativa para o bem-estar.

ÓLEOS ESSENCIAIS

Alecrim: O Alecrim remonta aos antigos egípcios, romanos e gregos, que o consideravam sagrado. Foi muito usado por possuir propriedades antibióticas, anti-inflamatórias, digestivas, antiespasmódicas, antioxidantes, estimulantes, e diuréticas. É expectorante antiparasitário, além de ser capaz de aumentar a circulação local e reduzir a permeabilidade capilar.

Bergamota: Essa planta tropical que vive bem na Europa, sendo muito cultivada na Itália, produz um óleo de aroma muito doce, antidepressivo e estimulante, fornecendo frescor, energia, melhorando a circulação e aliviando o estresse, além de ser um excelente desinfetante.

Eucalipto Glóbulos: Originário da Austrália, onde é conhecido como a “árvore da febre”,  o Eucalipto Glóbulos é um poderoso analgésico, anti-inflamatório, antiespasmódico, descongestionante, e tem ação de suporte emocional e alívio mental por possuir propriedades relaxantes e revigorantes. Sua ação antisséptica promove um agradável aroma e frescor no ambiente.

Gengibre: Oriundo da Índia e China, o Gengibre só chegou à Europa na Idade Média. Combate problemas de circulação, enjoos, fadiga mental, dores musculares e enxaquecas.

Lavanda: A Lavanda foi muito usada pelos povos antigos. Os egípcios fizeram uso dela para fins cosméticos e medicinais. Quando a tumba do Faraó Tutancâmon foi aberta em 1923, encontraram-se vasos contendo uma espécie de cera aromatizada com Lavanda. Suas propriedades relaxantes acalmam a ansiedade, aliviam o estresse, as dores de cabeça e a depressão. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória e bactericida.

Limão Siciliano: Originário da Ásia, o Limão Siciliano foi disseminado pelos árabes. Tem sido largamente usado como item de limpeza, deixando um maravilhoso aroma de limpeza e frescor no ar. Além de suas propriedades como desinfetante de superfícies e purificador aéreo, o óleo essencial de Limão Siciliano fortalece o sistema imunológico, é benéfico para a pele, combate o cansaço e a depressão.

Melaleuca: Originária da Austrália, o Óleo Essencial de Melaleuca (ou Tea Tree) foi descoberta pelo Capitão Cook em 1770. Tem poderosa ação fungicida, combatendo pé de atleta, espinhas, caspa e uma série de infecções da pele, além de fortalecer o sistema imunológico.

Peppermint: Descoberta no Século XVII, o Peppermint traz um frescor para o ambiente, atuando como estimulante mental e tornando o pensamento ágil. Alivia dores de cabeça e musculares, desconfortos gástricos e congestões respiratórias.

Frankincense: Nativo do Mediterrâneo, tem sido reverenciado há mais de 5.000 anos. Os egípcios usavam o frankincense como incenso, e depois em cosméticos. Foi um dos presentes dos Reis Magos ao menino Jesus. Esse óleo essencial é o principal óleo que pode ser usado em benefício da saúde. Sua propriedade terapêutica atenua cicatrizes, combate sinais de envelhecimento, ansiedade, estresse e infecções.  Induz a um sentimento de paz, relaxamento e satisfação.

Orégano: O Orégano era usado na antiga Grécia, e no século XVII foi utilizado por toda a Europa no combate a resfriados. Fortalecedor do sistema imunológico, foi também amplamente usado no Egito antigo para combater gripes e resfriados. Por sua ação purificadora, combate fungos, parasitas e inflamações. Possui propriedade terapêutica antioxidante e antimicrobiana.

Digest: O óleo composto Digest foi especialmente formulado com óleos de ação forte, porém suave para acalmar o sistema digestório. Nele estão presentes plantas que vêm sendo usadas por séculos para resolver problemas digestivos.

Free Air: Inspire profundamente com óleos poderosos para abrir, clarear e elevar o corpo, revigora o local de trabalho e o ambiente da casa. Free Air é benéfico durante ataques sazonais de alergia como quando as plantas florescem, e nas mudanças climáticas.

Immune Plus: Immune Plus é um composto fortalecedor do corpo e do meio ambiente. Esfregue na parte interna do pulso, vaporize na cozinha e próximo ao local de armazenamento de alimentos. Ele ajuda a proteger e aumentar as defesas do organismo, estimulando as energias positivas durante suas atividades diárias.

Pain Relief: Esse é um composto poderoso para os atletas de fim de semana, os trabalhadores cansados, as mães ocupadas e todos os que necessitam de um pequeno toque de bem-estar. Oferece alívio muscular após uma árdua caminhada ou horas extras na academia. Pain Relief alivia também dores musculares causadas por inflamações.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

composição quimica

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

TABELA DE PROPRIEDADES

DOENÇAS COMUNS E ÓLEOS ESSENCIAIS

Acne: Alecrim, Bergamota, Lavanda Francesa, Melaleuca, Frankincense.

Afta: Frankincense, Melaleuca.

Ansiedade: Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Frankincense.

Alergias Respiratórias e da Pele: Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Peppermint, Free Air.

Alzheimer: Alecrim, Frankincense

Artrite e Reumatismo: Eucalipto Glóbulos, Gengibre, Lavanda Francesa, Frankincense, Orégano, Pain Relief.

Asma: Alecrim, Lavanda Francesa, Melaleuca, Orégano, Frankincense, Free Air.

Bronquite: Alecrim, Bergamota, Eucalipto Glóbulos, Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Melaleuca, Peppermint, Frankincense, Free Air

Cabelos (Fortalecedor): Alecrim

Calo: Melaleuca

Calvice: Alecrim

Cansaço Mental: Alecrim, Eucalipto Glóbulos, Peppermint, Frankincense.

Caspa: Alecrim, Melaleuca

Cicatriz: Lavanda Francesa, Frankincense

Congestão Nasal: Eucalipto Glóbulos, Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Melaleuca, Peppermint, Free Air

Cortes e Arranhões: Bergamota, Lavanda Francesa, Melaleuca.

Depressão: Bergamota, Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Peppermint, Frankincense.

Dermatite e Eczema: Lavanda Francesa, Melaleuca

Dor de Cabeça: Eucalipto Glóbulos, Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Peppermint, Orégano.

Dor de Garganta: Immune Plus, Alecrim, Limão Siciliano, Melaleuca, Frankincense.

Dores Musculares: Alecrim, Eucalipto Glóbulos, Peppermint, Pain Relief, Frankincense.

Enjoo do Movimento: Peppermint.

Estresse: Alecrim, Bergamota, Lavanda Francesa, Peppermint.

Fadiga: Alecrim, Limão Siciliano, Immune Plus, Peppermint.

Febre: Gengibre, Limão Siciliano, Melaleuca, Peppermint.

Gengivite: Melaleuca.

Glândulas Linfáticas (inchaço): Limão Siciliano, Melaleuca.

Gripes e Resfriados: Alecrim, Bergamota, Eucalipto Glóbulos, Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Melaleuca, Peppermint, Frabkincense, Immune Plus.

Herpes Comum: Melaleuca.

Infecção Urinária: Bergamota, Melaleuca.

Insônia: Bergamota, Lavanda Francesa, Frankincense.

Laringite: Eucalipto Glóbulos, Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Peppermint.

Má Circulação: Gengibre, Peppermint, Limão Siciliano.

Má Digestão: Bergamota, Gengibre, Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Orégano, Digest.

Memória: Alecrim, Peppermint.

Micose das Unhas: Melaleuca.

Nervosismo: Lavanda Francesa.

Odor da Transpiração: Bergamota.

Pé de Atleta: Melaleuca.

Pele Oleosa: Frankincense, Lavanda Francesa, Melaleuca.

Picada de Insetos: Lavanda Francesa.

Piolho: Alecrim, Eucalipto Glóbulos, Lavanda Francesa, Peppermint, Melaleuca.

Queimaduras: Lavanda Francesa.

Rugas, Sinais de idade, Cicatrizes: Frankincense, Lavanda Francesa, Limão Siciliano, Melaleuca.

Sinusite: Alecrim, Eucalipto Glóbulos, Melaleuca, Free Air.

Tonturas e VertigensPeppermint.

Tosse: Alecrim, Eucalipto Glóbulos, Gengibre, Limão Siciliano, Melaleuca, Frankincense, Orégano, Free Air.

Verrugas: Melaleuca, Orégano.

Vesícula Biliar: Alecrim.

As informações aqui referenciadas apresentam apenas propósitos educacionais, não devem substituir tratamentos convencionais de saúde.

 

USO DOMÉSTICO

Eliminador de Fungo e Mofo: Melaleuca.

Higienizador: Immune Plus, Eucalipto Glóbulos, Melaleuca, Lavanda Francesa.

Lavar Roupa: Peppermint.

Limpador Multiuso: Alecrim, Eucalipto Glóbulos, Limão Siciliano, Melaleuca, Peppermint.

Limpador Desinfetante (Banheiro): Eucalipto Glóbulos.

Lustra Móveis: Limão Siciliano

Repelente: Eucalipto Glóbulos, Lavanda Francesa.

Repelente de Aranha: Eucalipto Glóbulos.

Repelente de Formigas e Camundongos: Peppermint.

Repelente de Insetos (ambiente): Eucalipto Glóbulos.

 

REFLEXOLOGIA

Nossos pés e mãos possuem pontos específicos que estão conectados a várias partes do nosso corpo. Pressionando e massageando com os dedos esses pontos reflexos, podemos reduzir o estresse, eliminar toxinas, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea, permitindo a recuperação do equilíbrio do corpo e restaurando o bem estar.

RECOMENDAÇÕES:
As massagens e pressões são contra indicadas à pessoas com diabetes, varizes, marcapasso, processo de alergia na pele, ou para gestantes.

Reflexologia

DOENÇAS E SOLUÇÕES NATURAIS

  • Acne: Aplicar uma gota de Lavanda Francesa, Melaleuca ou Frankincense.
  • Afta: Aplicar uma gota de Melaleuca diretamente sobre a afta.
  • Ansiedade: Massagear as orelhas com uma gota de Lavanda Francesa.
  • Alergia Respiratória: Em um difusor colocar 4 gotas de Free Air de 2 a 4 vezes ao dia.
  • Alergia de Pele: Aplicar uma gota de Lavanda Francesa, diretamente sobre o local.
  • Alzheimer: Em um difusor colocar 4 gotas de Frankincense de 2 a 4 vezes ao dia.
  • Artrite e Reumatismo: Em um difusor, colocar 4 gotas do Pain Relief e Aplicar de 2 a 4 gotas do Pain Relief massagear no local.
  • Asma: Colocar 2 gotas de Free Air nas mãos e esfregar uma contra a outra, formar uma concha e inalar sem encostar as mãos no rosto e nos olhos.
  • Bronquite: Massagear o óleo essencial Free Air no peito e pescoço em movimentos circulares.
  • Cabelos, Fortalecedor: Após lavar os cabelos, usar 5 gotas de Alecrim no couro cabeludo e massagear.
  • Calo: Aplicar uma gota de Melaleuca diretamente sobre o calo.
  • Calvice: Após lavar os cabelos, pingar 5 gotas de Alecrim no couro cabeludo e massagear por todo o couro.
  • Cansaço Mental: Em um difusor, colocar de 4 a 5 gotas de Perpermint.
  • Caspa: Antes de lavar o cabelo, colocar com o xampu, duas gotas de óleo essencial de Melaleuca. Após lavar os cabelos, pingar 5 gotas de óleo essencial de Alecrim.
  • Cheiro de Suor: Adicionar uma gota de Bergamota ao sabonete liquido.
  • Cicatriz: Esfregar sobre a cicatriz uma gota de Lavanda Francesa, uma de Frankincense, de manhã e à noite.
  • Congestão Nasal: Colocar 2 gotas de Free Air nas mãos e esfregar uma contra a outra, formar uma concha e inalar sem encostar as mãos no rosto e nos olhos.
  • Cortes, Arranhões, Machucados: Aplicar diretamente com um chumaço de algodão, 3 gotas de óleo essencial de Lavanda Francesa sobre o corte ou a escoriação.
  • Depressão: Em um difusor, colocar de 5 a 6 gotas de um dos óleos citados: Lavanda, Peppermint, Frankincense.
  • Dermatite, Eczema: Aplicar uma gota de Lavanda diluída em óleo vegetal.
  • Dor de Cabeça: Massagear nas têmporas uma gota de Lavanda Francesa e uma gota de Peppermint.
  • Dor de Garganta: Diluir 2 gotas de melaleuca, massagear pescoço em movimentos circulares ou aplicar 2 gotas de Frankincense na sola dos pés.
  • Dores Musculares: Aplicar de 5 gotas de Pain Relief e massagear.
  • Enjoo do Movimento: Colocar 2 gotas de Peppermint na palma das mãos e inalar, sem encostar as mãos no rosto e nos olhos.
  • Estresse: Aplicar 2 de Peppermint na nuca.
  • Fadiga: Em um difusor, colocar de 4 de Immune Plus.
  • Febre: Colocar 2 gotas de Peppermint nas palmas das mãos e inalar.
  • Gengivite: Colocar uma gota de Melaleuca no creme dental, escovar os dentes.
  • Glândula Linfática (inchaço): Mesclar 1 gota de Limão Siciliano, uma gota de Melaleuca e massagear.
  • Gripes e Resfriados: Aplicar aos pés 2 gotas de Immune Plus para aumentar a imunidade.
  • Herpes Comum: Aplicar Melaleuca diluído em óleo Vegetal na área afetada.
  • Infecção Urinária: Fazer banho de acento com Bergamota.
  • Insônia: Em um difusor, colocar de 4 gotas de Frankincense e Lavanda Francesa.
  • Laringite: Em um difusor, colocar 3 gotas de Lavanda Francesa, 3 gotas de óleo essencial de Peppermint.
  • Má circulação: Aplicar óleo essencial de gengibre e Peppermint diluído em um óleo vegetal.
  • Má digestão: Diluir em óleo vegetal o Digest e massagear sobre o abdome.
  • Melhora da Memória: Em um difusor, colocar 4 gotas de óleo essencial de Alecrim.
  • Micose: Aplicar uma gota de óleo essencial de Melaleuca diretamente na unha afetada.
  • Nervosismo: Massagear duas gotas de óleo essencial de Lavanda Francesa na nuca, com movimentos suaves.
  • Pé de Atleta: Aplicar uma gota de óleo essencial de Melaleuca diretamente sobre a lesão.
  • Pele Oleosa: Mesclar Frankincense e Melaleuca e passar no local.
  • Picadas de Insetos: Aplicar uma gota de Lavanda diretamente sobre a picada.
  • Piolho: Fazer o ultimo enxague do cabelo com Lavanda, Alecrim e Melaleuca.
  • Queimaduras: Aplicar 2 a 4 gotas de Lavanda Francesa sob queimaduras, reaplicar 4 vezes ao dia.
  • Rugas, Sinais de Idade, Cicatriz: Aplicar Lavanda e Frankincese ao local.
  • Sinusite: Aplicar 2 gotas de Free Air na palma das mãos e inalar.
  • Tonturas/Vertigens: Em um difusor, colocar 4 gotas de óleo essencial de Peppermint.
  • Tosse: Massagear 4 gotas do Free Air no peito e pescoço em movimentos circulares (diluir em crianças).
  • Verrugas: Aplicar uma gota de Melaleuca diretamente sobre a verruga.
  • Vesícula Biliar: Diluir em óleo vegetal óleo essencial de Alecrim e massagear suavemente sobre a área da vesicular.

As informações aqui referenciadas apresentam apenas propósitos educacionais, não devem substituir tratamentos convencionais de saúde.

Outros artigos:

A Aromaterapia como cuidado da saúde frente à gripes e resfriados. – Como grande aliado do sistema imunológico, na aromaterapia, temos o óleo essencial de Melaleuca alternifólia ou Tea Tree, o maior antisséptico natural da mãe natureza.

Origem da Aromaterapia – A Aromaterapia é uma técnica descoberta há milhares de anos pelos povos antigos. Conheça sua história.

Como usar óleos essenciais? – Para se beneficiar de todas as propriedades terapêuticas que os óleos essenciais oferecem é possível usá-los de diversas maneiras, para escolher a mais adequada e saber como aplicá-los de forma correta, confira as dicas.

Aromaterapia aplicada à Estética e Beleza – Atualmente todos se preocupam bastante com a aparência e a procura por tratamentos de beleza aumenta a cada dia. Existem várias maneiras de potencializar a ação dos tratamentos estéticos convencionais de uma maneira natural e não invasiva, uma delas é a Aromaterapia.

Saiba tudo sobre Aromaterapia – A Aromaterapia é uma terapia milenar da medicina alternativa que equilibra o corpo, mente e espírito e renova nossa energia, auxiliando no tratamento de diversas doenças. Conheça um pouco mais sobre a técnica.

Principais Óleos Essenciais – Existem diversos óleos essenciais que trazem muitos benefícios para a saúde e o bem estar do corpo e da mente. Para que possa escolher o mais indicado para você, selecionamos os principais deles e destacamos quais são suas ações terapêuticas e seus demais diferenciais.

Aromaterapia para Gestantes e Bebês – A Aromaterapia pode ser uma grande aliada das gestantes e dos bebês. Diversos óleos essenciais, se usados de forma correta, podem trazer muitos benefícios para as futuras mamães e também para os recém nascidos. Confira todos os benefícios da terapia.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.