O que é ansiedade?

por Gislene G. Lopes

A ansiedade é uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. Quando esta sensação é experimentada em momentos estressantes, em que as pessoas se vêem frente a situações difíceis e decisões importantes, é considerada normal.

Mas a ansiedade passa a ser considerada um transtorno quando o indivíduo vivencia de uma maneira exagerada, relacionada a preocupações excessivas e não realistas com situações que a maioria das outras pessoas enfrentaria com pouca dificuldade. Este transtorno costuma se duradouro e crônico, ou seja, a pessoa sofre com o estado de ansiedade elevado durante anos, com pequenos períodos de melhora.

As pessoas portadoras de Diabetes geralmente apresentam sinais de ansiedade, quando desejam conseguir a cura da doença, planejar uma alimentação também pode contribuir para esse sintoma. Procurar a ajuda de um Psicólogo é fundamental nesses casos. Em alguns casos recomenda procurar a ajuda também de um Psiquiatra.

Ansiedade e Diabetes

 

4 comentários em “O que é ansiedade?”

  1. ola,sofro muito com esse poblema de roer minhas unhas,agora descubri que sou muito ansiosa apois ler as enformaçoes do site, o q fasso?

Deixe um comentário