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Soja: Prós e contras

A soja é um grão que ganhou enorme popularidade e passou a ser uma grande aliada das dietas. Rica em proteínas, ela oferece vários benefícios para a saúde, mas como qualquer alimento se consumida em excesso, também pode trazer diversos prejuízos.

Dentre os benefícios que a soja oferece, podemos listar a redução dos níveis do colesterol ruim, o aumento do colesterol bom, prevenção da perda de massa óssea e diminuição dos sintomas da menopausa devido às isoflavonas presente no grão.

Por outro lado, a soja apresenta alta concentração de antinutrientes, que prejudicam a absorção de nutrientes e gera deficiência crônica de minerais, sendo considerada um alimento inflamatório. Além disso, o grão contém ácido fítico e inibidores enzimáticos que impedem a ação da tripsina e outras enzimas vitais, podendo ocasionar diversos problemas gastrointestinais.

Outro componente do grão é o fitoestrógeno que diminui a ação do hormônio feminino chamado de estrogênio. Por isso, se consumida em excesso a soja pode causar desequilíbrio hormonais.

Para que você possa desfrutar dos benefícios desse alimento, sem ser prejudicado pelos malefícios, basta consumi-la de forma moderada. Pequenas porções do grão não farão mal a saúde.

Para acrescentar a soja na dieta de maneira equilibrada é possível consumir os grãos cozidos, carne de soja, proteína de soja, leite e yogurtes derivados da soja e tofu (queijo de soja). Porém algumas pesquisas apontam que a única maneira de eliminar as substâncias que prejudicam a saúde é consumindo produtos de soja fermentados originados de grãos orgânicos como o nattô, tempê, tamari e missô.

Agora que você já conhece os prós e contras da soja, avalie se sua dieta está equilibrada e se as porções não estão exageradas.

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