Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Toda mulher sabe que hidratar o corpo é uma das regras básicas de beleza, mas também sabemos que no inverno a ingestão de líquidos acaba diminuindo. Se você já não consegue beber os dois litros diários recomendados, a dica fica por conta dos chás. A bebida que esquenta o corpo e anima os dias frios traz inúmeros benefícios para o corpo, pele e, de quebra, ainda te ajuda a perder os quilinhos extras.

Para quem achava que chás não são nada mais do que água com sabor, a segunda bebida mais consumida no mundo é muito mais poderosa do que se imaginava, não é mesmo?

Segundo a nutricionista Alessandra Rocha existem diversos tipos, receitas e finalidades para os chás, cada um com uma especificidade de uso. Uns são melhores para o emagrecimento, outros para a digestão, outros têm efeito antioxidante. “Em casos leves de insônia e ansiedade, por exemplo, os chás de laranja amarga (citrus aurantium) e maracujá podem surtir o mesmo efeito calmante de alguns remédios manipulados”, explica.

Ela ainda lembra que há algum tempo os cientistas de todo o mundo se dedicam a estudar os efeitos das infusões para o organismo humano. “Cada variedade tem seu próprio sabor e diferentes concentrações de substâncias, de acordo com o processo de preparação, que pode envolver fermentação, oxidação, fermentação e o contato com outras ervas”, esclarece Alessandra.

Apesar de não ter contraindicação, assim como qualquer outro fitoterápico, a utilização do chá como erva medicinal deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista, para resultados seguros. “Na gravidez, por exemplo, o chá de castanha-da-Índia (aesculus hipposcastanum) é contraindicado devido às substâncias presentes na castanha”, explica a nutricionista, por isso a orientação e acompanhamento do médico fitoterapeuta são indicadas.

Para as mulheres que estão em constante briga com a balança ou retém muito líquidos, os chás verde, vermelho e branco são ótimas opções. Extraídos da mesma planta, a Camellia Sinensis, a única coisa que os diferencia são os estágios da colheita. Ou seja, todos eles contêm, em menor ou maior escada, um elemento termogênico que acelera o metabolismo e, por consequência, ajudam nas dietas de redução de peso.

Mas, cuidado, beber litros e litros por dia desses chás com o objetivo de perder peso não trará o resultado esperado, sem contar que por causa da cafeína, o consumo da bebida em excesso pode causar dores de cabeça, distúrbios do sono, hipersensibilidade e alterações na pressão arterial. Então, não exagere!

Agora, se o seu objetivo é combater o envelhecimento e manter a pele jovem por mais tempo, os chás de maracujá e de limão, entre outros ricos em vitamina C, são ótimos aliados. “Os chás com vitamina C ajudam na redução do envelhecimento ou oxidação celular, renovando de dentro para fora”, ensina a especialista.

Vale lembrar que apesar dos chás serem bebidas à base de água, eles não possuem validade eterna. De acordo com a nutricionista, é preciso ter cuidado tanto na preparação quanto no armazenamento da infusão. Por esse motivo, o mais recomendado é que a bebida seja consumida assim que preparada, uma vez que a ingestão da bebida mal preparada em excesso pode trazer efeitos negativos para a saúde. “Em geral, podemos afirmar que o chá tem efeitos benéficos, sobretudo quando ingerido em pequenas quantidades”, conclui a especialista.

Fonte: Vila Equilíbrio Terra – http://bit.ly/LdYLsN

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.