Que sapatos utilizar no dia a dia?

Esta pergunta surge frequentemente à qualquer pessoa preocupada com o conforto dos seus pés no seu dia a dia.

Muitos esportistas, habituados ao conforto proporcionado pelos materiais e tecnologias utilizados na construção do calçado esportivo, procuram calçado para utilizar no seu dia a dia que ofereçam parte destas características de conforto, mas sem perder o design que uma situação mais formal obriga.
Outros, também procuram que os sapatos do dia a dia consigam acomodar as palmilhas, muitas de prescrição médica.
Hoje em dia é relativamente fácil encontrar calçados com características de conforto semelhantes aos calçados esportivos (muitas marcas inspiraram-se mesmo em tecnologias originárias do calçado esportivo), temos apenas que procurar, pois existem mesmo marcas que se especializaram no chamado calçado conforto.

1º. Que Características Procurar no Calçado para o dia a dia?

O formato tradicional de muitos sapatos é completamente inadequado para o pé humano, alguns modelos são muito estreitos e pontiagudos.
Procure um modelo de sapato que seja largo e com a ponta arredondada para acomodar corretamente os seus pés.

2º. Cadarços

Podemos afirmar que depois de um par de botas de ski a pior coisa que podemos calçar são sapatos sem cadarços.
Evite calçado tipo mocassim (sem cadarços) para o dia a dia, como o sapato não possui forma de ajustar ao pé, a solução para que não escorregue é utilizar um tamanho menor, desta forma, comprimindo os dedos no processo.
Não é à toa que as mulheres sofrem mais dos pés que os homens, se juntarmos o formato dos sapatos e o tamanho dos saltos com o fato dos sapatos femininos raramente possuírem cadarços, temos a combinação fatal.

3º. Flexibilidade

Muitas marcas descrevem seus sapatos como super flexíveis, portanto, confortáveis. Não se engane, sapatos super flexíveis podem ser prejudicais, a medida que esta flexibilidade poderá provocar instabilidade.
O ideal é procurar um equilíbrio entre apoio e flexibilidade.

 

Fonte: Dicas e Saúde HelpFeet – http://bit.ly/Myhr2p 

Deixe um comentário