Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Reflexologia Tailandesa

por Celso Freitas e Marcos Yshida Ferrari

A Origem da Reflexologia Tailandesa

Thai Foot Reflexology

A arte da Massagem Tradicional Tailandesa (Nuad Bo Rarn) ou Reflexologia Tailandesa teve sua base na Índia (Massagem Ayurvédica) e também foi influenciada pelas massagens da China, Coréia e do Japão.

Como descrito na “La Crónica Loubère”, durante o reinado do Rei Narai (1656-1689) foi mencionado o uso popular da massagem no antigo Sião (atual Thailandia): ‘Em Sião, quando adoeceu, seu primo o teria massageado’.

Por volta de 1800 o rei Rama III ordenou que fossem esculpidas placas de pedras que mostravam a Nuad Bo Rarn. Estas placas foram fixadas em pilares e ao longo do corredor da sala de coordenação de Wat Pho” e se encontram em bom estado de conservação. Hoje em dia, o “Wat Pho” – Escola de Massagem Tradicional Tailandesa é um dos principais centros de estudos e massagens na Thailandia.

Um dos segmentos da Nuad Bo Rarn, a autêntica Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa) , desenvolveu-se ao longo dos séculos e hoje em diapossuiuma variedade de técnicas harmoniosas de movimentos, alongamentos e pressões de polegares com ritmo fluído e lento.

A Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa) teve origem na Tailândia, cerca de 2000 anos atrás e é uma combinação do shiatsu japonês, da reflexologia chinesa, da tuiná chinesa e da yoga ayurvédica. A reflexologia podal tailandesa é uma antiga forma de massagem que trabalha para reduzir o stress, restaurar o equilíbrio interno do corpo e deixar uma sensação de total relaxamento e bem-estar.

 

Para que serve a Reflexologia Tailandesa?

Thai Foot Reflexology

A Massagem Thai Foot Reflexology é um tratamento holístico agradável, que restaura o equilíbrio da mente e do corpo e ao mesmo tempo estimula os órgãos internos além de ser um tratamento maravilhoso para pés e pernas.

Muito diferente da tradicional reflexologia podal chinesa, a Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa) é considerada, também, como um trabalho de energia, pois restaura o equilíbrio do corpo e da mente através dos pontos reflexos dos pés e pernas que estão ligados ao corpo pelas Linhas Sen (meridianos de energia).

Durante uma sessão típica de Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa), usamos uma variedade de técnicas manuais para fazer alongamentos, torcer, amassar, pressões de polegar e em conjunto com um bastão de madeira sagrada, Stick, o que a torna única e diferenciada, para abrir as Linhas Sen (canais de energia): para estimular os pontos reflexos nos pés, que correspondem aos órgãos internos do corpo, e promover a saúde geral e bem-estar.

 

Linhas SEN

O princípio da Massagem Thai Foot Reflexology é que existem Linhas de Energia (Sen) dentro do nosso corpo que vão desde a cabeça até as solas dos pés e as palmas das mãos. Estas Linhas de Energia se relacionam com as diferentes partes do corpo e têm uma influência sobre o funcionamento dos órgãos, glândulas e músculos. Ao trabalhar sobre os pontos reflexos nos pés, o corpo e a mente são estimulados a restaurar o equilíbrio em determinadas áreas do corpo e para trazer um equilíbrio global de energia do corpo.

Similar aos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa que carregam o “Qi” ou energia “Chi”, a Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa) sabe como trabalhar as Linhas Sen. Sabe-se que o fluxo de energia obstruído pode ser a causa do desconforto ou doença em uma pessoa e as técnicas da Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa) são para estimular e abrir esses canais.

Thai Foot Reflexology

Um antigo dito popular oriental diz que “o envelhecimento começa a partir as pernas”, então, as pernas são consideradas um termômetro da nossa saúde. Os orientais acreditam que as pernas agem como um segundo coração. Enquanto o coração bombeia o sangue para cada célula, o órgão do corpo tem mais força para empurrar o sangue para as extremidades dos capilares, em seguida, para sugar o sangue de volta das extremidades. Portanto, o movimento muscular dos braços e pernas desempenha o papel de um segundo coração para ajudar o retorno venoso. Quando nas solas dos pés temos falta de estimulação, a circulação do sangue nos pés e nas pernas fica comprometida.

Conta a história, que a Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa) surgiu nos castelos e templos para melhorar a circulação dos monges e reis, que ficavam horas e horas meditando e caminhando pelas cidades. Sua técnica era passada oralmente de geração para geração nos Wats (Templos), da Thailandia e por isso não há muitos relatos a respeito.

A Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa) hoje em dia é popularmente conhecida e praticada nas principais ruas e feiras de Chiang Mai e Bangkok, importantes cidades da Thailandia.

Benefícios da Reflexologia Tailandesa:

Além do relaxamento e da esfoliação dos seus pés, alguns dos benefícios da Massagem Thai Foot Reflexology (Reflexologia Tailandesa) são:

  • Alívio do estresse e relaxamento.
  • Melhoria da circulação e eliminação de toxinas.
  • Drenagem linfática estimulada e impulsionar o sistema imunológico.
  • Redução da rigidez e maior flexibilidade.
  • Aceleração da cura física.
  • Melhora do sono.
  • Melhora o sistema de circulação sanguínea.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Relaxa e revigora o corpo.
  • Gera um enorme bem estar físico, mental e psíquico.
  • Maior clareza mental e do humor.
  • Desintoxicação natural.
  • Maior flexibilidade dos pés e das articulações.
  • Pode aliviar a dor e a rigidez muscular causada pelo excesso de exercício ou por se manter muito tempo em uma posição.
  • Possibilita maior flexibilidade para as articulações e consequentemente menor risco de lesões.

Compartilhe este artigo com os seus colegas pelo Facebook, Twitter, E-mail, clicando nos botões abaixo. Escolha onde e como quer compartilhar! Se preferir, você pode adicioná-lo aos seus favoritos!

CONHEÇA O CURSO DE REFLEXOLOGIA TAILANDESA

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.