Thai Stick

Thai Stick

por Celso Freitas e Marcos Yshida Ferrari

Thai Stick

Um autêntico e consagrado bastão Thailandês, stick, pirografado com o símbolo thailandês “Dee Jai”, feito para trabalhar os pontos específicos na sola dos pés e as linhas “Sen” que estimula os órgãos reflexos, relaxa e revigora o corpo.

ดีใจDee Jai – alegre, brilhante

Após vários estudos a respeito de qual madeira que seria melhor para se usar na fabricação do “Stick”, concluimos que o Jatobá é a madeira essencial para este trabalho.

O Jatobá ou Jataí é uma árvore originalmente encontrada na Amazônia e Mata Atlântica brasileiras, onde ocorre naturalmente desde o Piauí até o Norte do Paraná. Tem altura entre 15 e 30 m (até 45 metros na Amazônia) e um tronco que pode ultrapassar 1 m de diâmetro, há registros de exemplares com altura de 40 m e diâmetro maior que 3 m. A árvore de Martius encontrada por ele na Amazônia, tem a altura estimada de 30 m e 8 m de diâmetro, e uma idade calculada de 2 mil a 4 mil anos.

O Jatobá é considerado uma madeira sagrada, milenar e é utilizada  como planta medicinal pelos indígenas do Brasil, Guianas e Peru contra diarréia, tosse, bronquite, problemas de estômago e fungos nos pés. Ele é  muito conhecido pelos índios por ter  frutas místicas. Os Pajés observaram seus efeitos ao consumí-las e estas traziam equilíbrio de anseios, desejos, sentimentos e pensamentos em  encontros espirituais. Os índios costumavam, em tempos remotos, comer um ou dois pedaços de jatobá e logo após fazer rodas de meditação. Eles cultuavam a fruta e hoje a árvore (Jatobeira ou Jatobazeiro) é considerada um patrimônio sagrado no Brasil. Estudos recentes indicam que Jatobás antigos podem produzir substâncias com eficácia no combate a alguns tipos de câncer.

Hoje em dia o Jatobá é usado na construção civil em vigas, caibros, ripas, acabamentos internos (marcos de portas, tacos e tábuas para assoalhos), na confecção de artigos para esportes, cabos de ferramentas, peças torneadas, esquadrias, jóias, objetos de arte e peças de decoração, bem como móveis de alto luxo. É Conhecido como Brazilian-cherry e a madeira do Jatobá consta no grupo das 10 mais valiosas e negociadas madeiras do mundo.

Compartilhe este artigo com os seus colegas pelo Facebook, Twitter, E-mail, clicando nos botões abaixo. Escolha onde e como quer compartilhar! Se preferir, você pode adicioná-lo aos seus favoritos!

CONHEÇA O CURSO DE REFLEXOLOGIA TAILANDESA

Deixe um comentário