Você realmente sabe como cuidar dos pés?

Nossos pés nos acompanham em todos os momentos, mas muitas vezes, acabam sofrendo e não recebendo os cuidados necessários. Mudanças climáticas, banhos quentes e o uso de sandálias, chinelos e rasteirinhas podem deixá-los ressecados e suscetíveis às temidas rachaduras.

Cuidar dos pés com carinho e produtos específicos é a melhor forma de mantê-los sempre macios, saudáveis e bonitos. Se você quer saber quais os cuidados especiais que devem ser tomados, continue lendo esse post.

Higienização

Higienizar bem os pés é o primeiro passo para mantê-los sempre saudáveis. Não basta deixar a água do banho escorrer por eles, é preciso esfregá-los com água morna e sabonete neutro para eliminar as bactérias acumulados durante o dia.

Seque bem os pés

Após higienizar é preciso garantir que os pés fiquem bem secos. A umidade acumulada, principalmente entre os dedos, pode ser uma brecha para o surgimento e a proliferação de fungos, como as frieiras. Por isso, tenha uma toalha própria para os pés e seque-os bem.

A utilização constante de sapatos fechados e meias sintéticas também são uma porta aberta aos fungos. A melhor escolha é sempre optar por meias de algodão, que absorvem o suor ao longo do dia.

Evite o mau cheiro

O mau cheiro dos pés e calçados pode se tornar um incomodo. Ele acontece por conta da proliferação de microrganismos, decorrente do suor. A dica é alternar sempre os calçados e higienizá-los corretamente.

Utilize um pano umedecido com o desodorante para os pés e faça a limpeza dos calçados, deixando-os ao ar livre para secar. O desodorante também pode ser utilizado diretamente nos pés, para diminuir a produção de suor e proporcionar uma sensação de limpeza.

Esfoliação

A pele dos pés é mais espessa e resistente que a do resto do corpo, por isso, existe um maior acumulo de células mortas na região. Para retirar o excesso dessas células e prevenir as calosidades, é preciso realizar uma esfoliação nos pés uma vez por semana.

cuidar dos pés

A esfoliação auxiliará na renovação celular, deixando a pele mais macia e lisa. Já o hábito de lixar os pés não deve ser realizado com frequência, pois pode provocar rachaduras e ser uma porta de entrada para fungos e bactérias.

Hidratação

A hidratação é um passo extremamente importante nos cuidados com os pés, normalmente ressecados. A melhor hora para realizar esse passo é após o banho, quando a pele já está previamente hidratada pela água.

A indicação é utilizar um creme hidratante específico para essa região, pois são mais espessos e apresentam uma maior concentração de ativos. Nunca hidrate entre os dedos, isto pode aumentar o risco de fungos. Para potencializar a hidratação, utilize uma bota plástica, vista meias e permaneça com elas por algumas horas.

Relaxamento

Depois de muitas horas em pé ou sentado, nossos pés precisam de relaxamento. Caso suas pernas estejam inchadas, coloque os pés sobre um travesseiro deixando-os mais altos do que o restante do tronco. Isso auxiliará na melhora da circulação sanguínea.

Géis e cremes com arnica em sua formulação são excelentes opções para massagens relaxantes, pois estimulam a circulação e aliviam incômodos e dores.

Outra dica para o relaxamento são os escalda-pés. Coloque água morna em uma bacia com sais e deixe os pés imersos por 15 ou 20 minutos.

Proteção

Durante a praia, é muito importante utilizar o protetor solar nos pés. Apesar da pele nessa região ser mais resistente, ela pode sofrer muito com os danos solares e ficar ainda mais ressecada.

É muito comum negligenciar esses cuidados, contudo, nossos pés são muito importantes e é preciso mantê-los sempre saudáveis para evitar danos futuros. Além de cuidar dos pés em casa, visite sempre que possível um podólogo para verificar, também, a saúde de suas unhas.

Curtiu as nossas dicas? Confira também 3 passos para se livrar dos microvasos e varizes.

Deixe um comentário