10 dicas para melhorar a circulação sanguínea

Confira 10 dicas para melhorar a circulação sanguínea

A má circulação sanguínea pode trazer diversos malefícios para a saúde, já que, ela é responsável por oxigenar as células e eliminar o dióxido de carbono e outras toxinas do organismo. Se a circulação estiver irregular, os principais sintomas serão fadiga, respiração ofegante, inchaço e dor nas pernas e pés e baixa temperatura nas mãos e pés. Para garantir seu bom funcionamento e evitar complicações, confira as dicas a seguir:

  • Use roupas e calçados confortáveis que não comprimam os músculos e impeçam a circulação sanguínea;
  • Não permaneça por muito tempo na mesma posição. Caso seu trabalho exija ficar de pé, sente por alguns minutos ao longo do dia e, no caso de trabalhos em escritório que é necessário ficar sentado, faça alongamentos e ande regularmente para buscar água.
  • Não fume. Os componentes do cigarro contraem os vasos sanguíneos do corpo.
  • Pratique atividades físicas como caminhada, natação, hidroginástica e ciclismo, pois elas estimulam o bombeamento do sangue, melhorando a circulação.
  • Faça alongamento. Esses exercícios estimulam a musculatura e contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • Mantenha uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes e frutas, já que, esses alimentos fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e ajudam a evitar o acúmulo de impurezas e gorduras.
  • Durma bem e procure não se estressar com os imprevistos do dia a dia, pois o estresse também pode prejudicar a circulação sanguínea.
  • Caso você perceba que suas pernas e pés estão inchados devido ao cansaço ou calor, repouse elas em uma posição elevada.
  • Massageie as pernas e pés com creme e géis relaxantes criados especificamente para estimular a circulação sanguínea.
  • Faça um escalda pés com água morna para ativar a circulação e relaxar pernas e pés.

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