Baropodometria: descubra o estudo da pisada e postura corporal!

Descubra o estudo da pisada e postura corporal. (Baropodometria)

 

Muitas pessoas sofrem com dores nas costas e enxaqueca e não conseguem descobrir a razão do incomodo. O que poucas pessoas sabem é que a dor pode ser consequência de uma má postura gerada pela pisada. Para identificar o problema, foi criada a Baropodometria, um estudo da pisada e as consequências dela em nossa postura corporal.

 

Esse estudo investiga as pressões estáticas e dinâmicas exercidas pelos pés, analisa suas dimensões, distribuição do peso e o ciclo completo da marcha para poder identificar anomalias no formato dos pés, na pisada e consequentemente na postura.

O aparelho usado para realizar os exames é o Baropodómetro Electrónico, composto de uma esteira barosensível com cerca de três metros onde a pessoa caminha e sensores detectam as pegadas. As informações são enviadas a um computador conectado a esteira que decodifica as informações em formas de imagens e dados estatísticos para viabilizar a análise médica.

 

A Baropodometria vem sendo usada para complementar diagnósticos clínicos e oferecer aos pacientes uma conclusão mais clara e precisa de problemas posturais e podopatias patomecânicas.
O grande benefício é que as anomalias podem ser identificadas e o tratamento iniciado o mais rápido possível!

 

Os tratamentos mais indicados são fisioterapias, RPG (Reeducação Postural Global) e órteses plantares (palmilhas) que corrigirão a pisada e a postura, aliviando dores e prevenindo possíveis complicações.

 

Agora que você já conhece a Baropodometria, caso sofra com dores na coluna, enxaquecas e podopatias patomecânicas procure um médico especialista que poderá recomendar o exame para descobrir se há alguma anomalia em sua pisada ou postura.

Deixe um comentário