Como evitar a micose de unha?

A Micose de Unha

Alteração na cor, aparecimento de manchas, mudança de espessura ou deformidade nas unhas podem ser sintomas de onicomicose, popularmente conhecida como micose de unha. Causada por fungos, a micose pode afetar tanto as unhas das mãos, quanto as dos pés. O segundo caso é mais comum, pois os pés geralmente são mantidos dentro de sapatos fechados, ambiente úmido e escuro ideal para a proliferação dos fungos.

O contágio pelos fungos pode ocorrer em piscinas, ao andar descalços em pisos molhados, por meio da utilização de alicates, lixas e tesouras de unhas não esterilizados e através do uso de meias ou calçados contaminados. Alguns fatores podem facilitar a contaminação das unhas como ter micose de pele, sofrer um prévio trauma na unha, manter constante contato com água, morar ou trabalhar em lugar quente ou úmido e ter diabetes mellitus ou imunossupressão.

O tipo de tratamento da micose dependerá da gravidade do contágio, quantas unhas foram atingidas e qual é o tipo de fungo. O médico poderá receitar remédios em esmalte, cremes, géis ou via oral. Em casos mais graves a cirurgia também pode ser indicada. Geralmente o tratamento tende a ser longo e demorado e precisa ser acompanhado de métodos preventivos para evitar que o problema se repita.

Dessa forma, para evitar a micose, confira as dicas a seguir:

  • intercale o uso de sapados fechados com calçados arejados;
  • não use meias e calcados de outras pessoas;
  • seque bem os pés depois do banho;
  • faça as unhas semanalmente para mantê-las limpas e higienizadas e use fortificantes de unhas que ajudam a fortalecê-las;
  • evite usar alicate, lixas e tesouras de unha de terceiros e caso frequente uma manicure certifique-se de que o material é esterilizado.

Conheça o Fort – Unhas Shinsei

Tem ação nutritiva e hidratante, recuperando a beleza, brilho e aparência saudável das unhas. Seus princípios ativos provenientes da Melaleuca, Cravo, Copaíba e Andiroba, possuem propriedades bactericidas, fungicidas e antissépticas que auxiliam na recuperação de unhas com micoses e unhas fracas e quebradiças.fort-unhas-30g-750x750_6_1

 

 

 

 

7 comentários em “Como evitar a micose de unha?”

Deixe um comentário