Como tratar as dores nas costas?
Milhares de pessoas sofrem com dores nas costas e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) todas as pessoas irão sentir dores na coluna ao longo da vida. A má postura, falta de fortalecimento muscular, movimentos bruscos, carregamento de cargas pesadas, lesões esportivas e excesso de peso podem ser as causas.
A área mais afetada é a região lombar, a dor na parte inferior da coluna é chamada de lombalgia, mas existem outras complicações também bastante populares como a hérnia de disco, escoliose, artrose e bico de papagaio. Elas podem ser caracterizadas como aguda, forte e momentânea, ou crônica, amena e constante.
Há muitos tratamentos para as dores nas costas, confira alguns deles:
- Medicamentos. Os três tipos de medicamentos mais indicados são relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos. Eles amenizam a dor e a tensão, relaxando a musculatura e também desinflamam a região.
- Injeção de cortisona e anestésico no local da inflamação. Recomendado em casos de crises agudas, o efeito é imediato.
- Uso de compressas quentes ou frias para aliviar a inflamação e a dor.
- Aplicação diária no local da dor do Gel Relaxante Corporal Shinsei que devido aos princípios ativos da Arnica, Hammamelis e Castanha da Índia, relaxa a musculatura e melhora a circulação sanguínea, diminuindo a dor. O gel pode ser usado também como uma ação preventiva, já que, relaxa as tensões diárias das costas, ombros e pescoço geradas pelo stress do dia a dia.
- Fisioterapia: indicada para tratar dores crônicas e também para prevenir a dor nas costas, pois alonga e fortalece a musculatura.
- RPG (Reeducação Postural Global) além de alongar e fortalecer os músculos, corrige a postura realinhando a coluna vertebral.
- Quiropraxia: técnica manual feita por um profissional especializado na área que manipula as articulações do corpo para amenizar dores, diminuir pressões e alinhar o esqueleto.
- Cirurgia: Em casos graves em que a pessoa sofre com dor aguda constante e até mesmo perde os movimentos das pernas é recomendado cirurgia.