Deixe a preguiça de lado e fuja do sedentarismo

Psicólogo alerta sobre os perigos de levar uma vida sem movimento.

deitada no sofá sedentarismo
Manter um estilo de vida saudável é o recomendado para qualquer estação do ano. Porém, a preocupação com o bem estar e o condicionamento físico geralmente só ocorre no verão. No inverno o cotidiano tende a mudar, a moleza toma conta do corpo e o que pode ser uma preguiça passageira se torna um estado eminente de atividades sedentárias como passar horas à frente da TV  e do computador ou escolher o conforto do carro ao invés de dar uma boa caminhada. Segundo Alexandre Bez, psicólogo especializado em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia – UCLA, e Relacionamento pela Universidade de Miami, Flórida, “É fundamental manter exercícios que combatam o stress, cansaço, tensão e má-disposição. O sedentarismo pode afetar um indivíduo, tanto no estado psicológico como no físico”.

Fator Psicológico

A mente é um fator diretamente associado ao sedentarismo, exceto quando há limites e restrições a prática, impostas por recomendação médica realizada por diagnósticos. Quando a proibição não é orgânica, deve-se analisar o estado emocional da pessoa sedentária. Falta de vontade pode indicar uma desmotivação e revelar sérios problemas de estrutura psicoemocional. A mente deve ser avaliada e tratada por um psicólogo, buscando a solução a eventuais conflitos, proporcionando uma melhor condição de vida ao paciente. Buscar devolver a motivação e a disposição do corpo é o ideal. Como conseqüência, o quadro geral do indivíduo trará benefícios diários e a prática de exercícios resultará em uma vida mais saudável, inclusive nas atividades sexuais.

Benefícios de se praticar esporte

  • Impede a alta da pressão arterial;
  • Previne o diabetes;
  • Evita problemas cardiovasculares;
  • Facilita o metabolismo de gorduras / açúcares;
  • Promove o relaxamento muscular, melhorando inflamações e atrofias músculo – esquelético;
  • Melhora a função pulmonar;
  • Atrasa o processo de envelhecimento;
  • Auxilia no condicionamento físico e na qualidade sexual do indivíduo.
Fonte: http://bagarai.com.br/deixe-a-preguica-de-lado-e-fuja-do-sedentarismo.html

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