Descubra tudo sobre ômega 3 e ômega 6

Alimentação saudável com ômega 3 e ômega 6

Quando ouvimos falar em gordura, logo pensamos em problemas de saúde, mas existem as gorduras boas que trazem vários benefícios para o corpo como o ômega 3 e ômega 6.

O ômega 3 e ômega 6 são gorduras poli-insaturadas consideradas boas e essenciais para a saúde. O organismo não é capaz de produzir esses dois tipos de gorduras, por isso, para nos beneficiarmos de suas propriedades precisamos ingerir alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6.

O primeiro pode ser encontrado em carne de peixes gordurosos como o salmão, arenque, truta, bacalhau e cavala, frutos do mar e também em óleos vegetais como o de canola e linhaça. Já o ômega 6 está presente em óleos de soja, de girasol, de milho, cártamo, semente de gergelim e de abóbora, nozes, gordura de palma e na carne de aves.

Os benefícios oferecidos pelo ômega 3 e ômega 6 estão principalmente relacionados à saúde do coração. A gordura boa previne doenças cardíacas fatais, diminuem o nível de colesterol ruim, previne a diabetes, tem o poder anti-inflamatório, age positivamente no sistema imunológico, regula a temperatura do corpo e a perda de água do organismo e evita a formação de coágulos.

A diferença entre eles está em sua estrutura química e as funções que exercem no organismo. No ômega 3 a primeira ligação dupla de carbono fica entre os átomos de carbono 3 e 4, enquanto do ômega 6 fica entre os átomos 6 e 7. Ambos são componentes das membranas e usadas para produzir eicosanoides, mas os produzidos pelo ômega 6 são mais ativos.

Agora que você já conhece as propriedade do ômega 3 e 6 e sabe em quais alimentos encontrá-los, insira-os de forma equilibrada em sua dieta e garanta uma alimentação saudável e rica em gorduras essenciais!

 

 

Fonte da imagem: http://sobreasaude.com.br/2012/08/beneficios-do-omega-3.html

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