Frutas especiais utilizadas no tratamento do Diabetes

Frutas especiais utilizadas no tratamento do Diabetes

É bem sabido que uma pessoa que sofre da diabetes tem necessidades especiais sobre alimentação e dieta.

maçã
maçã

Um dos frutos mais valiosos utilizados na dieta do diabético é a maçã. Maçãs contém em sua casca e polpa um elevado nível de pectina, que fornece o ácido galacturônico necessário no processo de limpeza do corpo de substâncias nocivas. Além disso, diminui a necessidade do corpo de insulina em 35%.

Além da pectina, maçãs também contém vitamina B1, que tem um papel importante na prevenção de danos cerebrais durante a acidose diabética, e reverte uma complicação que aparece em diabetes: a neurose. Esta complicação pode ser aliviada pela administração de doses elevadas de vitamina B1.

grapefruit
grapefruit

Outro fruto importante é o “grapefruit”  (toranja, jamboa, laranja vermelha) que é uma fruta cítrica. Além de suas propriedades apetitosas e as suas qualidades refrescantes, os estudos têm provado a sua utilidade na diminuição do nível de açúcar no sangue se tomada durante duas semanas, três vezes ao dia. Associada a esta dieta, o consumo de doces, chocolate e gorduras deve ser reduzido e substituídos por consumo de mais vegetais e frutas.

jambolão
jambolão

Outra fruta anti-diabetes é o fruto “Jambul” ou Jamelão (também conhecida como jambolão), que cresce na Índia, usado inicialmente por índios. Tem um forte efeito sobre o pâncreas, verificando a transformação errada de amido em açúcar, em caso de aumento da produção de glicose.

O Fruto é na maioria das vezes usado na forma de sementes secas, ou em pó,  misturado na água. Esta bebida tomada três vezes por dia, controla o nível de açúcar no sangue, alivia a sede e impede a micção excessiva.

Na Ayurveda, medicina indiana milenar, há outro tratamento que é considerado útil em diabetes: é o uso da cinza branca da entrecasca de árvore de Jamelão que é amassada no pilão, coada, e ao final engarrafada. O tratamento consiste em dar ao paciente no período da manhã, com o estômago vazio dois gramas das cinzas e fazer o mesmo à tarde. Considera-se que este tratamento controla a micção excessiva, que afeta a maioria dos diabéticos.

Uma dieta balanceada, à base de legumes, frutas e sucos, e com menos gorduras e doces, associado a um estilo de vida ativo, parar de fumar, fazer a auto-medição do nível de açúcar no sangue e perda de peso pode controlar o diabetes e permitir que os diabéticos vivam uma vida normal.

Fonte original em inglês: http://www.diabetesbb.com/special-fruits-used-in-the-treatment-of-diabetes/

Esperamos que essa informação lhe tenha sido útil.

Equipe Shinsei Cosméticos

2 comentários em “Frutas especiais utilizadas no tratamento do Diabetes”

Deixe um comentário