Saiba qual é o Shampoo mais indicado para o seu cabelo

Para cabelos grisalhos, loiros ou anticaspa, escolha o produto certo para suas madeixas

Quando surgiram, os shampoos tinham uma função básica: a de lavar os fios. Não faz muito tempo ficaram mais específicos atendendo aos diferentes tipos de cabelos dos normais, ressecados, tingidos aos oleosos. Mas hoje, o produto ganha a cada dia mais atributos. Tem shampoo anticaspa, sem sal, para cabelos loiros, para cabelos grisalhos e outra lista de possibilidades. Diante de tanta variedade, fica difícil escolher o que levar para casa. Para te ajudar nesta tarefa, logo abaixo, o hair stylist do Studio Prime Hair e Beauty André de Leone entrega o dossiê do shampoo, com as diferenças dos principais tipos à venda no mercado.

Para cabelos grisalhos

Com pigmentos roxos que evitam a despigmentação total dos fios, este tipo de shampoo mantém o brilho e a tonalidade natural dos fios sem deixar o aspecto amarelado e com manchas. “Ele é feito à base de um composto roxo sem pigmentos de amônia que puxa a cor para o cinza, deixando-os brilhosos e com aparência mais saudável”, explica Leone.

Descoloridos ou tingidos de loiro

Muita gente acha que shampoos para cabelos loiros funcionam como uma espécie de blindagem dos fios para evitar que fiquem menos ressecados e mais sedosos, porém, isso é um grande equívoco, por que na verdade, assim como os específicos para cabelos grisalhos, os shampoos para cabelos loiros evitam o amarelado dos fios e deixam a tonalidade mais natural. “É possível inclusive trocar um pelo outro, pois a função é a mesma”, diz o hair stylist.

Anticaspa

Proporcionam limpeza profunda do couro cabeludo e evitam a oleosidade, já que fazem com que as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzam menos óleo, porém, têm efeito paliativo. “A oleosidade está diretamente ligada a fenômenos psicológicos, como o estresse, ou físicos, como excesso de vitamina E no organismo, que tendem a aumentar a ação das glândulas sebáceas. O shampoo tem ação apenas tópica e não age nas causas do problema”, afirma Leone.

Antirresíduos

Diferentemente do anticaspa, o shampoo antirresíduo limpa de forma profunda, não só a oleosidade do couro cabeludo, mas todas as impurezas que estiverem por lá, como produtos químicos, cremes e pomadas. “As pessoas têm mania de achar que o shampoo antirresíduo resseca o cabelo, mas na verdade a textura dos fios após o uso deste tipo de shampoo é a textura original dos fios sem nenhum tipo de produto químico”, explica Leone.

Sem sal

Segundo o especialista, é folclore. Leone explica que o fato do shampoo não ter sal em sua fórmula vai alterar sua consistência e não sua ação nos fios: “essa história de que o sem sal prolonga o efeito da escova progressiva, agride menos os fios, é mentira. A única mudança perceptível é uma menor quantidade de espuma, mas nada que o diferencie de um shampoo comum”, diz Leone.

Couro sensível

O shampoo para couros cabeludos mais sensíveis apresenta substâncias hipoalergênicas que evitam irritações. “A fórmula é mais leve que a dos shampoos comuns”, explica.

Teatree

“Ele refresca o couro cabeludo por ser à base de um tipo de menta causando uma sensação de alívio principalmente no verão, mas não tem indicação específica para tipos de cabelo”, explica Leone.

À seco

Este tipo de shampoo promete limpeza dos fios e do couro cabeludo sem precisa lavar com água. A limpeza não é igual, claro, do que uma boa lavagem no chuveiro, mas quebra o galho para aqueles dias de pressa. “Ele tira a aparência de sujeira e oleosidade em excesso”, diz o hair stylist.

Fonte: Beleza no Minha Vida – http://bit.ly/N8QWQv

Deixe um comentário