Tempo úmido do verao é propício ao mofo. Veja como evitá-lo

Limpar adequadamente o local e mantê-lo arejado é importante

O tempo quente e úmido favorece o aparecimento de mofos em paredes, tetos, armários e até mesmo nas peças de roupas, deixando o ambiente com uma aparência desagradável. Além disso, o mofo ainda pode agravar a asma e transmitir bactérias que podem causar infecções e alergias. “O bolor ou mofo nada mais são do que uma aglomeração de fungos filamentosos que vivem, principalmente, em ambientes úmidos, quentes e com pouca luminosidade, como despensas, armários e banheiros. Esses locais devem ser cuidadosamente examinados”, explica Felipe Comelato, técnico de produtos da Futura Tintas.

O primeiro passo é identificar o que ocasiona o mofo. Para limpar a superfície mofada, no caso de tetos e paredes, a dica é usar na superfície atingida uma solução de cloro (diluído em 50% de água) ou água sanitária, enxaguar e esperar secar. “Manter os ambientes arejados e secos é uma premissa básica para evitar os fungos que ocasionam o mofo. Para as infiltrações e umidade, deve-se usar impermeabilizantes na superfície”, recomenda.

Outras dicas importantes são:
– Evite guardar roupas usadas e abra as portas do guarda roupa de vez em quando.

– Se for necessário secar roupa dentro de casa, que seja no cômodo mais fresco, e de preferência com uma janela perto.

– Instale exaustores nos banheiros e na cozinha, vai ajudar a diminuir a umidade.

– Para evitar transbordamentos e umidade nas paredes externas da casa, verifique periodicamente as calhas do telhado.

– Se possível, coloque pequenos pedaços de carvão nos locais da casa que são utilizados apenas como pequenos depósitos, já que o carvão ajuda a absorver a umidade.

– Portas e janelas precisam permanecer abertas para facilitar a ventilação da casa, sempre que possível.

Fonte: Casa e Família no Bolsa de Mulher – http://bit.ly/XG64fm

Deixe um comentário